GERIATRIA

O país carece de profissionais  especializados preparados e conscientes para lidarem com a crescente população de idosos. Projeções do IBGE apontam para um universo de 64 milhões de sexagenários no Brasil . Isso significa 1 em cada 4 pessoas tem 60 anos ou mais.

Neste sentido, entendemos que esse curso poderá ser um divisor de águas para os que tem interesse em atuar nesse nicho de mercado, haja vista que temos poucos especialistas certificado pela SBGG no Estado de Rondônia. Se considerarmos a demanda por serviços nesta especialidade e o crescimento da população adulta instalada em função dos empreendimentos realizados no Estado, o investimento feito nesse curso irá se pagar logo no primeiro ano de atuação.

Coordenadoras do Curso Geriatria:

  • ENEIDA GLÓRIA DOS SANTOS MENDES
  • Médica e Especialista em Geriatria e Gerontologia – UFF e FIOCRUZ.

Especialista e Titulada pela SBGG;

  • PROFª MARIA CELI LYRIO CRISPIM

 Psicóloga, Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá.

Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e

Gerontologia.

 

PSIQUIATRIA

A Psiquiatria é "um ramo da clínica médica aplicada que tem por objetivo a prevenção primária, o tratamento e a assistência aos doentes mentais", o objetivo maior da Psicopatologia seria o conhecimento puro, tendo como fim último o estudo da vida psíquica tida por anormal de forma independente dos problemas clínicos, o esclarecimento, a ordenação e a cultura. A Psiquiatria conquistou uma posição mais firme como um ramo da Medicina; avanços na neurologia reduziram um pouco o ministério do celebro e suas subdivisões.

 COORDENAÇÃO ACADÊMICA

Coordenação Acadêmica. Dr. Paulo César Geraldes.  Especialista em Psiquiatra pelo IP-UFRJ. Especialista em Administração Hospitalar pela PUC-RJ. Mestre em Saúde Pública pela UERJ. Doutor em Saúde Mental pela UFRJ. Administrador pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ. Ex-Presidente do CREMERJ. Assessor Especial da Presidência do CREMERJ. Responsável pela Câmara Técnica de Psiquiatria e Saúde Mental e pelo Grupo de Trabalho sobre Gestão Hospitalar do CREMERJ. Membro da Comissão Disciplinadora de Pareceres do CREMERJ. Professor Titular de Administração Hospitalar da Escola de Pós-Graduação Médica da PUC-RJ. Médico Psiquiatra do Ministério da Saúde e do IASERJ.

OBJETIVOS

Capacitar o profissional médico para atuar na área de saúde mental, promover mecanismos de prevenção e intervenção adequados em casos de doença mental, desenvolver conhecimentos sobre a realidade do sistema assistencial psiquiátrico brasileiro, bem como a necessidade da implantação da reforma assistencial em psiquiatria com suas modalidades alternativas de atenção com base nos recursos comunitários, além da legislação pertinente.